A ABIROCHAS premiou, na XXV Jornada de Iniciação Científica e I Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CETEM (programas PIBIC e PIBITI do CNPq) o estudo elaborado por Wana Favero Gaburo Dorigo (aluna de graduação em Engenharia de Minas pelo IFES – Instituto Federal do Espírito Santo), orientada pelo Dr. Leonardo Luiz Lyrio da Silveira, intitulado “Medição da perda de massa de rebolos abrasivos ecológicos utilizados no polimento de rochas ornamentais reforçados com sílica oriunda da queima da palha do arroz” e a pesquisa de Silmara Faico Rocha (aluna de graduação em Engenharia de Minas do IFES), orientada pela Dra. Mônica Castoldi Borlini Gadioli, com o estudo “Comparativo entre dados de inventários de ciclo de vida de rochas ornamentais (2011-2012 x 2015-2016) evidenciando os insumos da serragem e polimento”.

A premiação neste ano concedida pela ABIROCHAS envolve o custeio de todas as despesas da estudante Wana Dorigo, para participação no Global Stone Congress 2018, a ser realizado em Ilhéus, Bahia, no período de 26 a 29 de abril. O orientador desta pesquisa, Dr. Leonardo Lyrio, bem como a estudante Silmara Rocha e sua orientadora, Mônica Castoldi Borlini Gadioli, farão jus ao pagamento da inscrição para o GSC 2018.

A Jornada de Iniciação Científica tem como objetivo proporcionar um espaço para exposição e discussão dos trabalhos desenvolvidos por bolsistas do Programa de Bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação o do CETEM (PIBIC e PIBITI), em parceria com o CNPq. O Programa busca despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes universitários por meio da sua participação em projetos de pesquisa, sob a orientação de pesquisadores da instituição. O prêmio ABIROCHAS da Jornada de Iniciação Científica do CETEM foi instituído em 2014 e, desde então, a Associação premia os autores dos trabalhos de maior interesse do setor de rochas ornamentais, dentre todos os apresentados pelos bolsistas do CETEM, com o intuito de incentivar e guiar os jovens pesquisadores a continuarem buscando soluções em um sentido convergente com as reais necessidades do setor.

Parabéns às alunas premiadas e a seus orientadores.

Veja mais sobre o Programa: http://www.cetem.gov.br/pibic-e-pibiti