ORIENTAÇÕES AOS AUTORES

O que é um resumo expandido?

Um Resumo Expandido não é simplesmente um longo resumo. O Resumo Expandido deve incluir referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento científico, mas não em um resumo.

Um resumo expandido é um documento de pesquisa, cujas ideias e significância possam ser entendidas em menos de uma hora de leitura. Escrever um Resumo Expandido pode ser mais trabalhoso que um paper completo.

Alguns assuntos que podem ser omitidos em um Resumo Expandido são, por exemplo, detalhes muito específicos de ensaios, descrições de futuros trabalhos, informações institucionais que não sejam relevantes à pesquisa, dentre outros.

Como será realizada a avaliação dos resumos?

Em primeiro lugar será verificado se existe algum erro técnico no trabalho. Na continuação, será avaliada a importância do trabalho em termos de inovação, no que diz respeito a trabalhos anteriores dos mesmos autores ou de outros do setor. O resumo deve oferecer uma clara descrição das vantagens seja do estudo realizado ou da técnica aplicada sobre os métodos atualmente usados, sendo importante a citação de trabalhos relevantes da mesma área de pesquisa.

O resumo apresentado não deve se prender em detalhes, quando se tratar de uma aplicação muito específica, mas sim mostrar claramente a contribuição da pesquisa para o setor. O trabalho deve ser compreensível inclusive por pessoas que não sejam especialistas da área.

Dicas para os Autores

  • O trabalho ideal deve instigar o avaliador nos primeiros 5 minutos de leitura, empolgá-lo nos 10 seguintes e satisfazê-lo em, no máximo, 45 minutos. Se seu resumo não atender a algum desses testes, poderá ser rejeitado, independentemente da qualidade da sua pesquisa.
  • Não comprometa a qualidade da introdução, dos exemplos e das conclusões, nem suprima figuras relevantes por causa da limitação de páginas. Porém, tente não entrar em detalhes técnicos muito específicos, a não ser que sejam fundamentais, nem apresentar excesso de dados. Focalize mais em por que é importante seu trabalho e qual a contribuição para a discussão buscada neste congresso que é a de criar o futuro do mundo das rochas a nível global.
  • Lembre-se de que seu trabalho será lido por muitas pessoas que não são especialistas na sua área de pesquisa. Portanto, o resumo expandido deve ser escrito de forma clara, direta e fácil de compreender, para que possa ser assimilado rapidamente. Desse modo, é mais fácil despertar o interesse do público pela pesquisa.
  • Estes conselhos foram adaptados do trabalho de William Pugh, do Computer Science and Institute for Advanced Computer Studies da Universidade de Maryland, College Park, acessado na página http://www.cs.indiana.edu/icfp96/advice.html, em 15/02/2017.
  • Não se esqueça! Os melhores trabalhos técnicos, enviados para apresentação nos “Temas do Dia”, Arquitetura – Tecnologia –Sustentabilidade, serão premiados.