natural-stone

De 19 a 22 de setembro de 2017, acontecerá em Praga, na República Tcheca, a Conferência Internacional “Rochas ornamentais para o Patrimônio Cultural: Recursos locais com impacto global”. O evento é organizado pelo Estúdio de Restauro de Obras de Arte Escultóricas (Academia de Belas Artes de Praga) em cooperação com o Grupo de Pesquisa de Recursos Minerais (Instituto de Geoquímica, Mineralogia e Recursos Minerais da Faculdade de Ciências, da Universidade Charles em Praga).

A conferência conta com o apoio da União Europeia de Geociências (EGU) e o patrocínio da Canonia Real da Ordem dos Premonstratenses no Mosteiro de Strahov (Praga, República Tcheca).

Este encontro internacional e multidisciplinar deve oferecer uma plataforma para geólogos, geógrafos, arquitetos, escultores, historiadores da arte, arqueólogos, restauradores de arte e todos os outros especialistas envolvidos em qualquer aspecto do uso da pedra natural no contexto do patrimônio cultural. Para cumprir este objetivo geral, a conferência abordará os tópicos a seguir:

  1. Rochas ornamentais como recursos tradicionais: não existe outro recurso mineral como as rochas ornamentais.
  2. Rochas ornamentais como material de construção, arquitetônico e escultórico universal: como o apropriado conhecimento de suas propriedades promove sua utilização exitosa.
  3. Durabilidade e degradação das rochas ornamentais.
  4. Rochas ornamentais em monumentos: restauro ou proteção?
  5. Outros aspectos das rochas ornamentais e estudos de caso.

 

Mais informações: https://www.avu.cz/konference